Periodontologia

A Periodontologia é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento das gengivas e do osso dentário. Assim, o periodonto forma-se pelo osso alveolar, ligamento periodontal e cimento da raiz, e tem como função a inserção do dente no osso maxilar, e também conserva a superfície da mucosa mastigatória da cavidade oral.

As alterações patológicas do periodonto são, por isso, chamadas de doenças periodontais, e dividem-se em gengivite e periodontite.

Periodontologia

Quais os sinais e sintomas da doença?

Com efeito, há um conjunto de sinais e sintomas que devem ser levados em linha de conta para poder identificar a periodontite. A saber:

• Sangramento das gengivas durante a escovagem ou utilização do fio dentário;
  • Gengivas descoladas ou retraídas dos dentes;
  • Aparecimento de pus entre as gengivas e dentes;
  • Alteração da posição ou mobilidade dos dentes;
  • Halitose constante ou mau sabor na boca;
  • Sensibilidade dentária aumentada.

Como surge a doença periondontal?

Na verdade, há um conjunto de fatores preponderantes. Em primeiro lugar, a hereditariedade. Em segundo lugar, os hábitos tabágicos e a diabetes.
No entanto, a principal causa são as bactérias da placa bacteriana, as quais produzem toxinas que causam a inflamação dos tecidos de suporte dos dentes.

Como funcionam os tratamentos?

No caso da gengivite, por outro lado, ela ocorre quando há uma inflamação superficial das gengivas, sendo tratadas de forma simples com a recuperação total dos tecidos. Na periodontite, há uma destruição das estruturas que suportam o dente, com reabsorção do osso e receção da gengiva. Por isso, se não for tratada, pode levar à perda dos dentes. Ainda mais, a periodontite pode levar à mobilidade dos dentes, pelo que é importante tratar logo no início para reduzir a mobilidade. Também por isso, saliente-se, é fundamental o diagnóstico e tratamento precoce.Além disso, o tabaco, uma má higiene oral e algumas doenças sistémicas, como a diabetes não controlada, são considerados fatores de risco.