...
preloader

Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária que tem como principal missão estudar, prevenir e corrigir o mau posicionamento dos dentes e dos maxilares.
Ortodontia (2)
Melhoria da estética
Melhoria da funcionalidade
Prevenção de problemas dentários
Melhoria da autoestima
Correção de problemas de oclusão
Redução do risco de fraturas dentárias
Prevenção de problemas de saúde bucal

Qual a importância da Ortodontia?

A Ortodontia estuda, previne e corrige o mau posicionamento dos dentes e maxilares. Idealmente, todas as crianças devem realizar a primeira consulta de ortodontia entre os 6 e 7 anos de idade, já que nessa altura começam a nascer os primeiros dentes definitivos.
Assim, esta especialidade da Medicina Dentária encontra-se dividida em ortodontia fixa (com braquetes e bandas coladas aos dentes) e ortodontia removível (aparelhos removíveis).
Ainda assim, em idade adulta, quando as bases ósseas estão muito desiguais, é aconselhada a cirurgia ortognática, uma intervenção indicada para proceder à correção e reposicionamento dos ossos da mandíbula e/ou maxila. De igual maneira, as crianças ainda em desenvolvimento, é aconselhado o tratamento com recurso a aparelhos fixos ou, em alguns casos, com aparelhos ortopédicos.

O que são tratamentos ortodônticos?

Com efeito, nesta especialidade da Medicina Dentária, os tratamentos ortodônticos consistem na correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares que se encontram posicionados de forma inadequada. Isto porque, devido a esses problemas de alinhamento, podem surgir uma série de contratempos, como:

  • Dificuldade na limpeza dos dentes, o que aumenta o perigo de cáries e doenças gengivais;
  • Problemas na mastigação, podem contribuir para dificuldades na digestão;
  • Alterações na fala;
  • Problemas estéticos, que podem afetar a autoestima.

Com efeito, cabe a um profissional especializado, o ortodontista, realizar o tratamento. Assim, o ortodontista realiza um exame completo da boca do paciente para determinar o tipo de tratamento necessário.

Realiza-se em qualquer idade, todavia deve iniciar-se durante a infância ou já adolescência, já que nesta fase da vida os ossos maxilares ainda estão em crescimento. Inegavelmente, facilita a correção dos problemas e contribui para um tratamento mais rápido e eficiente.

Então, é possível dividir os tratamentos ortodônticos em dois tipos principais:

Aparelhos fixos

instalados nos dentes e não são removidos pelo paciente. Os aparelhos fixos são os mais comuns, visto que servem para corrigir uma ampla gama de problemas ortodônticos, como dentes tortos, espaçados ou apinhados.

Aparelhos removíveis

podem ser removidos pelo paciente para comer, escovar os dentes, ademais de realizar outras atividades. Por isso, usam-se geralmente para corrigir problemas ortodônticos menores ou para manter os dentes alinhados após um tratamento fixo.
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.